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Melhores Posições Para Anúncios do AdSense

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Veja quais são as melhores posições para anúncios do AdSense

Nosso assunto de hoje são as melhores posições para anúncios do AdSense, um dos principais desafios que quem deseja ganhar dinheiro com o Google AdSense vai enfrentar.

O processo de monetização de sites com o AdSense inclui dois pontos básicos, os tipos de anúncios que você irá usar nas diversas situações do seu site, blog ou loja virtual, e também a posição em que você colocará estes anúncios.

De cara vem logo a pergunta: Quais são as melhores posições para anúncios do AdSense? Isso faz realmente diferença em termos de desempenho do site?

É claro que faz diferença. O posicionamento dos anúncios do AdSense é um dos grandes segredos deste negócio e alvo de muitos testes de desempenho. De nada adiantará você ter um ótimo conteúdo, se os anúncios estão mal posicionados.

Por isso, baseado na minha experiência de mais de dez anos com o AdSense, fiz uma análise das posições clássicas para que você possa avaliar a conveniência ou não de colocar seus blocos de anúncios nestas posições.

Anúncios colocados na Home do site

Entre as melhores posições para anúncios do AdSence, talvez a home page do seu site não esteja entre as mais indicadas, e o raciocínio é bem simples.

O conceito de home page, pelo menos do ponto de vista do Google, está ultrapassado, tendo em vista que as ferramentas de busca indexam todas as páginas do seu site. Sob essa ótica, o seu site possui tantas home pages quanto forem as páginas indexáveis, não concorda?

O problema é que na home page, as pessoas estão mais focadas em conferir as informações que o seu site ou blog oferece, e por isso, sua propensão a clicar em anúncios, é bem menor que quando elas estão lendo um texto e ficando envolvidas com o assunto.

Do ponto de vista estratégico, é até interessante que você não coloque anúncios na home do seu site, pois dessa forma terá mais espaço para exibir o seu conteúdo e gerar uma visita mais aprofundada às páginas internas.

Topo de página

Uma das melhores posições para anúncios do AdSense é no topo das páginas do seu site ou blog, mas aí vai um dos segredos do AdSense.

Não coloque o anúncio dentro do cabeçalho, mas sim abaixo dele. O problema é que o foco das pessoas ao visualizarem o cabeçalho, é o menu de navegação, os links para as seções do seu site, blog ou loja virtual, e por isso, o grau de incidência de cliques em banners de cabeçalho é tão baixo.

Essa é uma recomendação válida não apenas para o AdSense, mas também para qualquer outro programa de afiliados. Se a remuneração do programa de afiliados do anúncio for por CPM, ainda vale a pena, mas se for CPA, é totalmente inviável.

Canto superior esquerdo dos textos

Se você estiver monetizando um blog, uma das melhores posições para anúncios do AdSense é o canto superior esquerdo do início dos textos. Essa é uma posição vencedora clássica, que você já deve ter visto em diversos sites e blogs por aí.

Como ao acessar o artigo, a pessoa está havida por informações, se você apresentar um anúncio bem contextualizado e no formato adequado, a possibilidade do visitante clicar neste anúncio é bastante elevada.

Alguns Publishers também colocam os anúncios no lado direito do início do texto, o que pessoalmente eu não gosto, pois na é a área de impacto imediato na leitura, já que nós lemos um texto da esquerda para a direita.

Qual a melhor posição para anúncios do Google AdSense

Anúncios In Article

Lançado recentemente este bloco de anúncios ainda é muito pouco explorado aqui no Brasil, é sem dúvida alguma, baseado nos resultados que tenho observado em diversos sites que administro, uma das melhores posições para anúncios do AdSense.

Este bloco de anúncios foi desenvolvido para ser inserido no corpo do texto, e como o Google contextualiza os anunciantes, na maioria das vezes o anúncio fica muito bem encaixado em termos de tema, o que acaba gerando uma boa quantidade de cliques.

Blocos de links no meio de textos

Outra que deve figurar no hall das melhores posições para anúncios do AdSense é a dos blocos de links colocados no meio dos textos. Da mesma forma que o exemplo anterior, este é um outro formato de anúncios que poucas pessoas usam no Brasil, muito embora seja altamente lucrativo.

A lógica segue o mesmo raciocínio do exemplo anterior. Quando bem contextualizados, esses blocos de links geram uma ótima receita. O único problema é que o seu site precisará de textos extensos o suficiente para poder abrigar os blocos de links e os anúncios In Article sem agredir a estética.

Anúncios nas barras laterais do site

Definitivamente estes não podem ser incluídos na nossa galeria das melhores posições para anúncios do AdSense, visto que a experiência mostra que o número de cliques nestes anúncios está em franco declínio.

A honrosa exceção fica por conta dos anúncios na barra lateral, situados no topo da coluna lateral, ainda na primeira dobra da página, que recebem sim um bom número de cliques. Daí para baixo, os resultados são desastrosos.

Uma sugestão é que você utilize os espaços abaixo da primeira dobra da barra lateral, para outros programas de afiliados relacionados ao conteúdo do seu site. Isso funciona muito bem, principalmente se você tiver feito uma boa escolha de programas de afiliados.

Realize testes

Muito embora a minha proposta com este artigo seja a de determinar quais são as melhores posições para anúncios do AdSense, a verdade é que não há nada de fixo, inviolável ou verdade absoluta nesta área.

A melhor forma de determinar quais são os locais mais rentáveis para anúncios do AdSense, é realizando testes em seu site, para com base nos resultados numéricos, e não o famoso “eu acho”, determinar as melhores posições.

Em nosso curso de AdSense, sempre recomendo que sejam realizados testes usando a ferramenta oferecida pelo próprio AdSense, que gerencia muito bem não só o teste em si, como a apresentação dos resultados.

Conhecendo as melhores posições para anúncios do AdSense, a rentabilização do seu blog ou site de conteúdo será bem mais eficiente e os resultados vão justificar todo o esforço e tempo investido. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Programas de Afiliados Para Blogs – Como escolher?

Programas de Afiliados Para Blogs – Como escolher?

Pensar em programas de afiliados para blogs, é um dos primeiros passos para quem deseja monetizar sua presença online, usando uma estratégia de venda de espaços publicitários.

Afinal de contas, se você construiu um blog de qualidade, que está gerando um bom número de acessos, por que não ganhar dinheiro com ele?

Vários sites de conteúdo de destaque hoje em dia, começaram justamente pela iniciativa de uma pessoa começar a blogar a respeito de uma paixão pessoal.

Como o conteúdo era genuinamente apaixonado, o resultado foi um blog de altíssima qualidade, que começou a gerar um elevado número de acessos. Um bom exemplo disso, é o Melhores Destinos.

Começou pequeno e em função da qualidade do seu conteúdo, acabou se tornando uma verdadeira referência na área de turismo no Brasil, e transformado em um portal de produtos e serviços.

Onde os programas de afiliados para blogs entram nisso? Simples, eles são uma das diversas alternativas que você tem para monetizar o seu blog.

A questão é: Como escolher os programas de afiliados para blogs? Será que vale a pena colocar qualquer programa de afiliados em meu blog, só porque ele tem um número elevado de acesso?

Esse é um assunto bastante delicado e ao mesmo tempo técnico. Por isso, vamos analisar alguns aspectos dessa opção de monetização de blogs.

Como escolher programas de afiliados para blogs

Como dito anteriormente, alinhar programas de afiliados para blogs, é um desafio que precisa levar em consideração diversos aspectos, tanto em relação a os programas em si, quanto à forma de fazer isso.

Vamos então alguns pontos a serem analisados na hora de avaliar a escolha dos programas de afiliados para monetizar o seu blog.

1 – Quem é o público-alvo do seu blog?

A primeira coisa que você deve pensar em termo de programas de afiliados para blogs, é analisar se o anunciante, no caso de programas independentes, ou anunciantes de uma plataforma de afiliados, têm a ver com o público do seu blog.

Não adianta de nada você fazer a divulgação de links de afiliados, de produtos que não têm nada a ver com os interesses, anseios e dores do público-alvo que o seu blog alcança.

A taxa de conversão dos seus links de afiliados é diretamente proporcional à aderência dos produtos de afiliados inseridos em seus blog e interesses do seu público.

2 – Qual o poder aquisitivo do seu público?

Esse é outro ponto interessante na hora de escolher programas d afiliados para blogs, tanto que em nosso Curso de Programas de Afiliados Avançado, destacamos essa questão no módulo de escolha de programas de afiliados.

Se o valor de compra médio cabível para o público que o seu blog atinge, está em torno de R$ 300, não faz o menor sentido, oferecer produtos acima deste valor.

É claro que existem programas de afiliados que oferecem comissões de vendas muito maiores que R$ 300, mas será que o público que você atinge tem poder aquisitivo para comprar produtos ou serviços com preços de R$ 1,5 mil ou mais?

Trabalhar com programas de afiliados para blogs é acima de tudo entender o seu público-alvo, para levar para essas pessoas as informações e ofertas que mais se alinham com suas necessidades.

3 – Qual a qualidade dos afiliados que você divulga?

Promover programas de afiliados para blogs ou sites de conteúdo especializado é um compromisso de qualidade.

Quando o seu blog indica um produto de afiliado, ele está de forma direta ou indireta, referenciando este produto ou serviço. Ou seja, você está emprestando a autoridade e credibilidade do seu blog a este produto.

Por isso, é importante saber como escolher um programa de afiliados, para não cair na armadilha tão comum, de oferecer produtos ou serviços de baixa qualidade ou que não correspondam às expectativas do seu público.

4 – Programas de afiliados segmentados

A divulgação de programas de afiliados para blogs, por mais que sejam segmentados, precisam sofrer uma segmentação ainda mais fina, para que se tenha uma taxa de conversão mais elevada.

Uma estratégia de marketing para programas de afiliados extremamente eficiente, é segmentar anúncios em função de interesses específicos.

Ao utilizar anúncios, como Facebook Ads ou Google Ads, é importante que você tenha públicos personalizados para direcionar estes anúncios, para conseguir um retorno maior em termos de conversões.

5 – Melhores programas de afiliados para blogs

Talvez você esteja, depois destas abordagens iniciais, se perguntando quais são os melhores programas de afiliados para blogs.

Seguido a linha de raciocínio que traçamos, os melhores programas seriam:

  • Programas que orientam os anúncios pelo conteúdo da página, como por exemplo o Google AdSense;
  • Produtos de afiliados que sejam extremamente alinhados com a temática do seu blog;
  • Programas de afiliados que possam ser citados, de maneira espontânea e contextualizada em vários artigos do seu blog;
  • Produtos de programas de afiliados que tenham um baixo valor agregado, ou seja, produtos baratos, que têm maior chance de venda.

Para julgar quais os tipos de produtos mais indicados para divulgar em seu blog, e as plataformas, ou programas independentes a serem adotados, sugerimos que você leia o nosso artigo sobre os Melhores Programas de Afiliados.

6 – Analisando resultados

Para quem deseja ganhar dinheiro com programas de afiliados, e construir um negócio online em bases profissionais, é fundamental que você analise o retorno de cada produto de afiliado ao qual você se afilia.

Por vezes, acreditamos que um determinado programa da afiliados é altamente lucrativo, mas será que na hora H, ele realmente vai fazer seu blog ganhar dinheiro?

Bem, só tem uma forma de avaliar isso, é saber qual o retorno de cada um deles. Para isso, você deverá contar com duas fontes de informações:

  • Google Analytics – A plataforma gratuita de monitoramento de tráfego que pode e deve ser integrada ao seu blog;
  • Relatórios de Plataformas – As plataformas de afiliados oferecem relatórios de desempenhos de seus links de afiliados;
  • Relatórios Próprios – Criar relatórios próprios de desempenho para cada programa de afiliados que você participa, é uma ótima fonte para este tipo de análise.

Você deve ter em mente, que os espaços publicitários disponíveis quando estamos trabalhando com programas de afiliados para blogs, são limitados, caso contrário você acabará criando um site de classificados e não de conteúdo.

Quando você se compromete a selecionar os melhores programas de afiliados para blogs que você administra, você consegue melhorar a performance de conversão das suas páginas e conteúdos que buscam divulgar estes produtos.

Não se ganha dinheiro online, sem avaliar muito bem como todo o sistema funciona. Por isso, não tenha o menor remorso em investir o tempo que for necessário na hora de escolher os programas de afiliados para blogs que você deseja monetizar neste modelo.

Para se manter em dia em relação a marketing de afiliados para blogs e outros assuntos relacionados à monetização de blogs através de programas de afiliados, assine a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing

Plataformas de Afiliados

Plataformas de Afiliados – O que são e como funcionam

Nos dias de hoje, as plataformas de afiliados desempenham um importante papel no marketing de afiliados e todos os participantes deste modelo de negócio online.

As Plataformas de Afiliados são site que reúnem diversos programas de afiliados em um só lugar, facilitando assim a gestão destes programas e acompanhamento de resultados.

Saber como elas funcionam é fundamental para qualquer pessoa que deseja ganhar dinheiro com programas de afiliados.

Muito embora existam diversos programas de afiliados independentes muito interessantes e lucrativos, a grande maioria das oportunidades em termos de programas de afiliados, se concentra nas plataformas de afiliados.

Por isso, se você quer saber o que é plataforma de afiliados e como elas funcionam, recomendamos que leia com atenção este artigo onde vamos explicar tudo de mais importante saber sobre estes sites.

Como funcionam as plataformas de afiliados

Veja abaixo um roteiro completo sobre o que são plataformas de afiliados e como elas funcionam, para que você possa entender melhor seu funcionamento.

Conhecendo seus fundamentos, você poderá se orientar, seja como empresa em busca de maior divulgação para seus programas de afiliados, seja para empreendedores digitais que desejam ganhar dinheiro com este modelo de negócio online.

1 – O que é plataforma de afiliados

Como dito anteriormente, as Plataformas de Afiliados são sites que concentram em um só lugar, diversas empresas que utilizam o marketing de afiliados como estratégia para divulgação e venda de seus produtos e serviços.

Montar um sistema de afiliados não é tarefa fácil. Nós mesmos desenvolvemos a nossa própria plataforma para afiliados da Academia do Marketing, e sabemos muito bem que não é tarefa fácil.

Por isso, muitas empresas preferem terceirizar este serviço, se associando a uma das diversas plataformas de afiliados existentes, e com isso repassam todo o trabalho de gerenciamento de afiliados para estas plataformas.

2 – Como funcionam as plataformas de afiliados

Para os afiliados, basta fazer o cadastro na plataforma, ter seu site aprovado e depois, acessar o seu painel de controle de sua conta para selecionar produtos para promover e conseguir os links para inserir em seu site, blog ou até mesmo loja virtual.

Para as empresas anunciantes, elas também precisam se cadastrar na plataforma, ter seu programa aprovado, e a partir daí, elas pagam uma pequena taxa sobre as vendas realizadas, como forma de remuneração pelo uso dos recursos das plataformas.

Os sites de afiliados são os responsáveis pela gestão dos programas, dos afiliados e também pelo monitoramento de vendas e pagamento de comissões geradas para cada um dos participantes dos programas.

3 – Vantagens das plataformas de afiliados

Tanto para anunciantes quanto para empreendedores digitais, trabalhar com uma plataforma de afiliados é altamente vantajoso.

Como dito anteriormente, para as empresas que oferecem programas de afiliados, a terceirização do serviço de gerenciamento destes programas é o maior atrativo, o que faz com que os melhores programas de afiliados sejam encontrados nestas plataformas.

Para os empreendedores digitais, a grande vantagem é concentrar em um só lugar, ou em poucos lugares, a gestão de anúncios e acompanhamento das comissões recebidas pelas vendas originadas em seus sites.

4 – Programas de afiliados independentes

Além das plataformas, temos também diversos programas de afiliados independentes, que valem a pena participar, principalmente em nichos de mercado, como o de turismo e marketing digital, por exemplo.

Muitas vezes, estes programas são muito bons do ponto de vista de produtos e remuneração, mas não são tão conhecidos assim, justamente por não fazerem parte das plataformas de afiliados mais conhecidas.

A Amazon é um bom exemplo disso. Muito embora esteja presenta em alguns sites de afiliados, é muito mais vantajoso ser afiliado diretamente dá própria Amazon, pois as comissões geralmente são melhores.

Google AdSense, o programa de afiliados de anúncios do Google é outro bom exemplo. Você não consegue se afiliar a ele através das plataformas de afiliados. Somente se cadastrando no programa de AdSense.

Por isso, na hora de escolher o melhor programa de afiliados para a monetização do seu blog ou site, você precisa analisar muito bem os diversos parâmetros apresentados pelas plataformas e programas independentes.

5 – Quais são as principais plataformas de afiliados do Brasil

Para as pessoas que querem montar um negócio online com programas de afiliados, a boa notícia é que no Brasil temos ótimas opções de plataformas de afiliados para você monetizar o seu projeto. Alguns exemplos são:

  • Hotmart – Uma das maiores plataformas de afiliados do Brasil, reunindo em um só lugar diversos programas de afiliados, na maioria, cursos, e-books e outros infoprodutos. O forte da plataforma são os produtos digitais;
  • Monetizze – É outro site especializado em programas de afiliados de destaque no Brasil, que oferece diversos programas na área de cursos e treinamentos, mas também disponibiliza programas de produtos físicos;
  • Awin/Zanox – Uma das maiores plataformas de afiliados especializada em produtos físicos onde você encontrará a maioria das grandes lojas do e-commerce brasileiro. Ideal para montar uma loja virtual com produtos de afiliados;
  • Lomadee – Outra plataforma de afiliados especializada em produtos físicos que você deve avaliar, pois também conta com uma extensa gama de anunciantes de grande porte do mercado brasileiro.

Estes são apenas alguns exemplos de plataformas de afiliados. Para ver uma lista completa, acesso o nosso artigo Os Melhores Programas de Afiliados Para Ganhar Dinheiro de Verdade, publicado aqui em nosso site.

6 – Devo utilizar mais de uma plataforma de afiliados?

Definitivamente sim! Ficar amarrado a uma única plataforma de afiliados é travar completamente o seu projeto, pois as opções serão apenas aquelas disponibilizadas pela plataforma a qual você se afiliou.

Sites altamente monetizados, como o Clube de Receitass, por exemplo, trabalham com quatro ou cinco plataformas, dependendo da ocasião e da estratégia de conteúdo, para conseguirem o máximo de rentabilidade possível.

É importantíssimo saber em detalhes como funcionam as plataformas de afiliados, para que você possa jogar com as diversas opções de produtos e serviços e com isso conseguir o máximo de desempenho do seu site.

Não é por outro motivo que em nosso Curso de Programas de Afiliados Avançado, dedicamos um módulo inteiro à discussão e apresentação de técnicas para a escolha das plataformas mais adequadas para cada caso.

Agora que você já sabe o que são plataformas de afiliados, é apenas uma questão de pesquisar e ver quais seriam mais interessantes para a monetização do seu blog ou site. Mantenha-se em dia com esta e outras questões envolvendo Programas de Afiliados, assinando a nossa Newsletter.

Otimização de textos para ferramentas de busca

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Otimização de textos para ferramentas de busca – Como fazer

O processo de otimização de textos para ferramentas de busca é uma das melhores formas para destacar o seu site nas páginas de respostas dos mecanismos de pesquisa, como o Google, por exemplo.

Todos nós sabemos da a importância de estar entre os primeiros lugares no Google. Isto gera tráfego para o site, e, diga-se de passagem, tráfego altamente qualificado e altíssimo potencial de conversão.

É por isso que consideramos o marketing de busca uma das principais estratégias de marketing digital para qualquer tipo de site, blog ou loja virtual.

O problema é que para se destacar nas páginas de respostas dos grandes buscadores, não é algo que acontece por acaso. Existe método por trás disso, e é justamente sobre as técnicas envolvidas para colocar um site nas primeiras posições do Google que vou mostrar logo abaixo.

O processo de otimização de textos para ferramentas de busca

Como eu disse anteriormente, encabeçar a lista dos resultados de pesquisa do Google e outros grandes buscadores não obra do acaso. É fruto de uma técnica que chamamos de SEO – Search Engine Optimization, ou otimização de sites para ferramentas de busca.

Esta técnica é baseada em três pilares:

  • SEO de Estrutura – Técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca que são aplicadas à estrutura do site, blog ou loja virtual;
  • SEO Onpage – Aplicação de técnicas de otimização nos elementos que compõem cada página do site, como textos, imagens e outros elementos;
  • SEO Offpage – São as técnicas que aplicamos para a criação de links de outros sites para o site que estamos otimizando para torna-lo uma referência.

Essas três dimensões do SEO são igualmente importantes, mas no caso deste artigo, vamos nos concentrar no SEO Onpage, já que a minha proposta aqui é a de explicar o processo de otimização de textos para ferramentas de busca.

Como otimizar um texto para ferramentas de busca

Estabelecidos os fundamentos sobre o que é SEO e quais as suas três principais dimensões, vamos agora a parte prática, ou seja, o passo a passo do processo de otimização de textos para ferramentas de busca.

1 – Escolha a palavra-chave para o processo de otimização

O primeiro passo para a otimização de um texto para que ele se destaque nas páginas de respostas do Google é justamente escolher a palavra-chave pela qual você deseja se destacar.

Para isso você precisará pesquisar quais as palavras ou expressões os usuários usam, na hora em que fazem pesquisas nos grandes buscadores. Não existe “achismo” nesta etapa, pois para isso também temos técnicas.

A melhor forma de fazer esta pesquisa é usar algumas ferramentas de SEO voltadas para isso, como a Ubersuggest, que é uma ferramenta gratuita, ou então a SemRush, ferramenta paga e bem mais completa.

2 – Desenvolva um conteúdo de relevância

Podemos dizer que o conteúdo de um site é hoje em dia o elemento mais importante no trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca. Por isso produzir conteúdo de qualidade é a melhor maneira para se destacar nas buscas.

O desenvolvimento de um conteúdo relevante, baseado em informações de qualidade e uma boa formatação precede o processo de otimização de textos para ferramentas de busca, e é um dos principais critérios do Google para a classificação de sites.

Se você quiser saber mais detalhes a respeito deste tópico, sugerimos que leia o artigo Como Criar Conteúdo Relevante Para o Seu Site, publicado anteriormente em nosso blog.

3 – Comece a otimizar o texto distribuindo a palavra-chave

Com o conteúdo pronto é aí que o processo de otimização de textos para ferramentas de busca começa, e para isso você deve fazer o seguinte:

  1. Colocar a palavra-chave na URL da página, no que chamamos de criação de uma URL amigável;
  2. Distribua a palavra-chave ao longo do texto de maneira uniforme, prestando atenção à densidade da palavra-chave, ou seja, percentual de texto que ela representa sobre o total de palavras da página, mantendo este número em torno de 1% a no máximo 3%;
  3. Insira a palavra-chave em pelo menos um dos títulos e subtítulos que compõem o seu texto;
  4. Aplique as tags de ênfase, negrito, itálico e sublinhado, em algumas das palavras-chave distribuídas pelo seu texto;
  5. Sempre que possível, utilize bullets e listas numeradas, marcadores na estrutura do texto, como este bloco de itens numerados que estou utilizando nesta parte do meu artigo.

Feito isso, vamos partir então para outros recursos importantes no processo de otimização de textos para ferramentas de busca.

Otimizar textos para ferramentas de busca

4 – Insira imagens em seu texto

Os buscadores adoram páginas que possuem o que chamamos de Conteúdo Rico, ou seja, conteúdos que incluam além de textos, imagens e até mesmo vídeos, e estes elementos também precisam ser otimizados. Sei que estamos falando de otimização de textos para ferramentas de busca, mas sob o ponto de vista dos buscadores, o conteúdo é visto como um todo.

O texto é importante, mas em termos de marketing de conteúdo é fundamental que você trabalhe com estes elementos para diferenciar a sua página de outra página que esteja tentando conseguir uma posição de destaque no motor de busca que o internauta estiver utilizando.

Por isso, é fundamental que você insira imagens que obedeçam a dois critérios pelo menos:

  • Tenham no nome do arquivo da imagem, a palavra-chave para a qual você deseja se destacar;
  • Tenha na tag Alt da imagem, a palavra-chave alvo da sua otimização.

Utilize pelo menos uma imagem seguindo esta regra, pois isso fará uma enorme diferença no seu posicionamento.

5 – Crie links internos e externos

Outro ponto importante no processo de otimização de textos para ferramentas de busca são os links inseridos no conteúdo. Uma estratégia de SEO não está completa se você não criar links, tanto internos quanto externos para o seu texto.

O Google entende que os links expandem o conteúdo, e por isso mesmo, os leva em consideração na hore de posicionar uma página na lista de respostas para as pesquisas feitas em sua ferramenta.

Aqui, você deve planejar estes links, para que eles possam contribuir coma sua estratégia de link building – criação de links para o seu site, e ao mesmo tempo considerar a qualidade dos textos e links que você aponta.

Crie links internos para páginas que estejam relacionadas ao tema que você está abordando no seu texto, dentro do mesmo campo semântico, como dizemos em SEO. No caso dos links externos siga também esta diretriz e cie links apenas para sites com elevada Autoridade de Domínio.

Depois de vermos os principais pontos da otimização de textos para ferramentas de busca, talvez você esteja se perguntando: será que isso pode ser feito com outros elementos de um site, como vídeos, por exemplo?

A resposta é sim. É possível também aplicar técnicas de SEO em vídeos. Para saber como, sugerimos que você leia o nosso artigo Como Otimizar Um Vídeo no YouTube.

O processo de otimização de textos para ferramentas de busca não é rápido. Eu, com mais de 16 anos de experiência nesta área, não raramente passo um dia inteiro “lapidando” uma página dos sites que administro ou artigos para blogs com os quais contribuo.

Seja para o marketing digital de uma empresa, ganhar dinheiro com Google AdSense ou então montar um negócio para ganhar dinheiro com programas de afiliados, a otimização de textos para ferramentas de busca é uma ferramenta fundamental.

Se você quiser dominar todas estas técnicas e muitas outras envolvidas no processo de otimização de sites para ferramentas de busca, minha sugestão é que participe do nosso Curso de SEO, onde abordamos todas as técnicas e ferramentas envolvidas.

Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing

Como ganhar dinheiro com um blog

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Como ganhar dinheiro com um blog

A descoberta de como ganhar dinheiro com um blog, foi para muita gente, o primeiro passo para criação de um negócio extremamente lucrativo e prazeroso na Internet.

Cresce no mundo inteiro o número de pessoas que ganham a vida com seus blogs, e quando falo em ganhar a vida, falo em vivê-la muito bem, já que é possível sim ganhar muito dinheiro criando e gerenciando um blog.

Talvez você nunca tenha ido mais a fundo neste assunto, por desconhecer as diversas opções disponíveis para ganhar dinheiro com um blog.

Por isso, a equipe do Curso de Google AdSensed, elaborou esse guia para dar uma visão das diversas oportunidades de geração de renda através de um blog.

Antes de começarmos a falar sobre como ganhar dinheiro com um blog, devemos esclarecer que para ser bem sucedido neste negócio é preciso uma grande dedicação.

Não pense que um blogueiro bem sucedido trabalha duas horinhas do dia e depois vai de divertir. Para ganhar dinheiro com um blog é necessário muita dedicação, organização e planejamento.

Muita gente começou nesse negócio como um passa tempo ou hobby e hoje ganha a vida fazendo isso. Existem diversas opções para a monetização de sites e  podemos utilizá-las de forma isolada ou conjuntas.

É uma grande ilusão achar que pelo simples fato de você criar um blog e publicar qualquer coisa lá dentro, o dinheiro começará a aparecer do nada.

Como em todas as atividades é necessário ser bem organizado e trabalhar muito.

O primeiro passo para ganhar dinheiro com um blog é a plataforma

Para ganhar dinheiro com um blog precisamos ter uma plataforma de publicação, um software para que possa ser criado um blog.

Essa plataforma deve ser realmente boa e flexível e que tenha condições de implementar os anúncios, os quais serão a maior fonte de receita.

O WordPress, por ser uma plataforma de gerenciamento de conteúdo utilizada no mundo inteiro, e melhor ainda, gratuita, achamos que deve ser a ideal.

Para trabalhar com o WordPress não serão encontradas dificuldades. Na Internet há milhares de tutoriais sobre o WordPress.

Se achar melhor e quiser saber como organizar um blog, poderá fazer um curso sobre blogs e assim, torná-lo bem mais profissional.

Após a instalação da plataforma, está na hora de iniciar a produção do conteúdo e começar a ganhar dinheiro.

De onde vem a receita de um blog?

Basicamente há duas maneiras de ganhar dinheiro com um blog. A primeira forma é vendendo espaços publicitários e a segunda é vender algum tipo de produto no seu site, geralmente infoprodutos.

Nos dois casos, é primordial que o blog tenha bastante acessos e para isso precisamos ter um conteúdo relevante e que seja interessante ao público.

O melhor é focar um determinado assunto e criar um conteúdo que realmente desperte o interesse e ajude as pessoas.

Nem podemos pensar em sair e copiar os vários artigos já publicados na Internet, pois não irá funcionar.

Desenvolver o próprio conteúdo e depois divulgar no blog é fundamental. A primeira dica para saber como ganhar dinheiro na Internet, é: Trabalhar duro!

Como conseguir anunciantes para o seu blog?

Por incrível que pareça, a parte mais simples de tudo, é essa. Os primeiros anunciantes virão do que é conhecido como Programas de Afiliados e que funciona da seguinte forma.

Basta fazer a inscrição em um desses programas de afiliados e a empresa passará um código para inserir no blog, assim os anúncios dessa empresa serão exibidos no blog.

Cada vez que alguém clicar neste anúncio, ou que uma venda decorra das pessoas que clicaram nesses anúncios, virá a remuneração, dependendo do tipo de Programa de Afiliados.

Como ganhar dinheiro com um blog passa pela criação de diversas fontes de receita, sugerimos que você leia o artigo Como Ganhar Dinheiro Com Programas de Afiliados.

Como ganhar dinheiro com um blog novo?

Como ganhar dinheiro com um blog novo? Bem, se o seu blog é novo, o primeiro cliente é o próprio Google! Isso mesmo, o primeiro anunciante de um blog novo na maioria das vezes é o Google através do programa Google Adsense.

Funciona da seguinte forma. Em primeiro lugar deve-se abrir uma conta no Adsense e configurar os seus anúncios e então, copiar o código e colar nas áreas onde se pretende publicar os anúncios.

Leia o artigo Como Ganhar Dinheiro Com AdSense

Toda vez que um anúncio desses é clicado, quem está anunciando paga um determinado valor ao Google e ele repassa um percentual do valor para o blogueiro. O dinheiro vai ficar em uma conta no Google que de tempos em tempos é repassado para os blogueiros.

Bem simples. O segredo para ganhar mais dinheiro com AdSense é otimizar o valor deste clique. Para saber mais sobre este assunto, sugerimos que você complemente essa leitura com o artigo Como ganhar dinheiro com publicidade no blog

Dicas sobre como ganhar dinheiro com um blog

Anunciantes que pagam por vendas

Um segundo grupo de anunciantes existentes, e que certamente vai interessar a quem quer saber como ganhar dinheiro com um blog, são os anunciantes que pagam pelas vendas que forem efetivadas em seu blog.

Esses programas de afiliados pagam uma comissão por venda e são cada vez mais comuns.

Um programa de afiliados bem conhecido é da Lomadee e que oferece vários anúncios para rentabilizar o blog. Essa é uma opção muito interessante para quem está iniciando e quer ganhar dinheiro com um blog de moda.

Os programas de afiliados para blogs são uma das fontes mais rentáveis de monetização, mas você precisa ter critérios na hora de escolher.

Venda de infoprodutos próprios ou de terceiros

Outra forma de ganhar dinheiro com blog é a venda de infoprodutos. Após tornar-se uma referência em sua área, pode-se desenvolver e-books e talvez cursos para vender online.

Se você quer saber o que vender na Internet, ai está a resposta; o seu conhecimento em um determinado assunto. Como ganhar dinheiro com um blog? Mostre este conhecimento ao público.

Como hoje em dia não temos tempo e a necessidade está cada vez maior em se especializar para conseguir um bom lugar no mercado de trabalho ou mesmo no mundo do empreendedorismo.

As pessoas estão em busca por manuais e treinamentos que as auxiliem neste sentido e a criação de cursos online é uma ótima chance de aproveitar este movimento.

Dessa forma surge a oportunidade de ganhar dinheiro com os infoprodutos. Se você deseja criar um curso, leia o artigo Como Ganhar Dinheiro Com Cursos Online.

Venda direta de anúncios

Assim que o blog obtiver um número considerável de visitas e se tornar uma referência em seu segmento, então é hora de iniciar as vendas dos espaços publicitários diretamente. Essa é umas das formas mais lucrativas de como ganhar dinheiro com um blog.

É dessa forma que a maioria das blogueiras de sucesso oferecendo os espaços publicitários,  tem a maior receita em seus blogs.

Empresas buscam os sites que falam de um determinado assunto e que estejam ligados a seus produtos e serviços e acabam encontrando nos blogs uma ótima opção.

As próprias empresas irão atrás dos blogs que sejam realmente interessantes, e então o próprio dono do blog administrará essa contratação.

Criando e administrando um blog, se encontra uma ótima forma de ganhar dinheiro, atraindo cada vez mais pessoas e empresários para este segmento.

Para ganhar dinheiro com um blog é preciso se dedicar

Doce ilusão achar que é fácil a vida de um blogueiro. O blogueiro moderno é polivalente e multidisciplinar e além de se dedicar com a parte editorial também deve cuidar da questão de otimização para ferramentas de busca – SEO, redes sociais como o Facebook e outras formas de divulgação online.

Só se ganha dinheiro com um blog se houver dedicação e muito trabalho, pois na verdade entrando neste segmento que cada vez é mais competitivo, somente os melhores e mais dedicados é que conseguem se destacar, assim como em qualquer outra área.

A fala de que a coisa é fácil é só mais um dos mitos sobre ganhar dinheiro no AdSense e outros programas.

Depois de entender e saber como ganhar dinheiro com um blog, está na hora de começar a faturar. Que tal criar o seu blog agora mesmo? Mantenha-se atualizado assinando  a nossa Newsletter.

Dicas para ganhar dinheiro com o AdSense

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Dicas para ganhar dinheiro com o AdSense

Neste artigo listamos algumas dicas para ganhar dinheiro com o AdSense. Temos certeza que você, que está interessado em ganhar dinheiro com o Google AdSense, já deve ter visto inúmeras listas por aí, mas esta é diferente.

Não vamos ficar chovendo no molhado com frases motivacionais, mas apontar de forma clara e bem objetiva, quais são os caminhos corretos para você ganhar dinheiro de verdade, como um profissional, com o Google AdSense.

A nossa lista de dicas para ganhar dinheiro com o AdSense é bem simples, e qualquer um conseguirá entender. A diferença dela para outras, é que fala de uma forma clara, com o objetivo de deixar todo o processo bem nítido para você.

1 – Seja profissional

A primeira colocada da nossa lista de dicas para ganhar dinheiro com AdSense é ser profissional. Monetizar um site com o programa de afiliados do Google não é para aventureiros ou curiosos.

O volume de dinheiro que o AdSense movimenta hoje em dia, transformou essa atividade em um negócio para profissionais. Portanto, não se iluda. Não existe dinheiro fácil quando o assunto é AdSense, e muito menos fórmulas mágicas.

Para saber mais sobre esta nossa primeira das dicas para ganhar dinheiro com o AdSense, sugerimos que você também leia o artigo Google AdSense é um negócio publicado anteriormente aqui em nosso blog.

2 – Planeje o seu negócio

Se você acha que poderá ganhar dinheiro com o Google AdSense sem um planejamento prévio do que será o seu negócio, esqueça! Como eu disse anteriormente, isso é um negócio, portanto, exige um planejamento prévio.

Muita gente se decepciona com os rendimentos do AdSense, justamente por achar que basta criar um endereço na Internet, publicar uma série de artigos e pronto! A mágica acontece! Para ganhar dinheiro de verdade com o AdSense, você precisa planejar o seu negócio.

3 – Conheça as diretrizes do AdSense

Esse é sem dúvida um dos principais pontos da nossa lista de dicas para ganhar dinheiro com o AdSense. Conheça e estude as diretrizes editoriais do Google, para evitar qualquer tipo de punição prevista no programa, como suspensão da conta e até o cancelamento definitivo.

Não adianta de nada violar essas diretrizes e depois de ser punido, mandar um e-mail para a equipe do AdSense, dizendo que não sabia da regra. Isso não funciona. A afiliação ao programa, pressupõem que você conheça as regras. Não tem choro nem vela. Conheça as diretrizes do AdSense clicando aqui.

4 – Escolha um bom nicho de mercado

Nem todos os assuntos podem proporcionar um bom rendimento com o Google AdSense. Por isso, saber escolher um bom nicho de mercado, para focar a temática do seu site ou blog, é essencial nesse tipo de negócio.

Como dizemos na aulas do nosso curso de Google AdSense, e pelos mesmo motivos, em nosso curso de programa de afiliados avançado, o importante é escolher um nicho altamente competitivo, com vários anunciantes e um ótimo valor de pagamento por clique nos anúncios.

Fora isso, é trabalhar muito e ganhar pouco. Para saber mais sobre esta questão leia o nosso artigo Os Melhores Nichos Para AdSense.

5 – Acompanhe o fórum do AdSense

Dicas para ganhar dinheiro com AdSense

Além de um curso especializado em AdSense, outra boa escola é participar do fórum do próprio AdSense.

Lá você poderá conhecer a experiência e as dúvidas de outros publishers, e com isso, aprimorar as suas próprias técnicas.

Entre as dicas para ganhar dinheiro com o AdSense, tenho certeza que essa será uma das que a maioria dos leitores dará menor importância, mas posso garantir, que ignorá-la fará com que você fique parado no tempo, alheio a novas técnicas e perspectivas. Um dos grandes segredos do AdSense, é justamente aprender cada vez mais.

6 – Produza conteúdo de qualidade

A qualidade do conteúdo que você publica em seu blog ou site, é um dos principais fatores para o seu sucesso financeiro com AdSense. Copiar conteúdo dos outros? Nem pensar! Além de uma baita desonestidade, não fará do seu site um sucesso.

Crie conteúdo rico e realmente relevante. Pesquise o assunto, faça um bom trabalho de Webwriting e aplique as técnicas de SEO. Sem isso, seu blog ou site, será mais um na lista de esquecidos na Internet, e receita mesmo, nunca conseguirá gerar.

7 – Tráfego é tudo

Não adianta. Um blog sem um tráfego intenso, jamais poderá gerar uma receita significativa para o seu proprietário, pois o motor do AdSense é justamente visitas e cliques nos anúncios. Portanto, tenha sempre em mente que a geração de tráfego, de forma profissional, é essencial.

Aplique as técnicas de SEO para conseguir com que suas páginas ocupem uma posição de destaque nas páginas de respostas do Google. A principal fonte de receita de um blog ou site monetizado com o Google AdSense, é o tráfego de busca orgânica. Para saber mais, sugerimos que você leia o nosso artigo SEO Para AdSense.

8 – Analise suas métricas

Não há maneira melhor para aumentar seus ganhos com o AdSense, do que analisar as suas métricas de desempenho. Se você não tem nem noção de como está indo, como pode querer melhorar os seus ganhos? É um raciocínio lógico, não concorda?

Por isso, uma das dicas para ganhar dinheiro com o AdSense é justamente analisar as suas métricas de desempenho, a partir da aba Relatórios de Desempenho no seu painel do Google Adsense. Acredite, o caminho das pedras está ali.

9 – O Google Analytics como aliado

Entre as dicas para ganhar dinheiro com o AdSense, não poderia ficar de fora a recomendação de que você use o Google Analytics para auxiliá-lo em suas análises de métricas e desempenho de conteúdo.

Com ele você poderá identificar, por exemplo, quais páginas do seu blog ou site, estão gerando maior receita e com essa informação, intensificar a produção de conteúdo para estes temas, aumentando assim, a rentabilidade do seu site. Para saber mais, sugerimos que leia o nosso artigo Google Analytics Com AdSense.

10 – Fuja dos atalhos

Esqueça esqueminhas “fabulosos” para ganhar dinheiro com AdSense. Programas para gerar cliques automáticos? Nem pensar! Isso pode provocar o seu banimento definitivo do AdSense, além de ser uma atitude totalmente desonesta, antiética e antiprofissional.

Ficar publicando comentários em todos os blogs que puder encontrar? Essa é outra coisa que não funciona, além de caracterizá-lo como um verdadeiro idiota.

Nenhum administrador de conteúdo sério irá autorizar o seu comentário de spam, muito pelo contrário, vai bloquear seus comentários e envia-los direto para a lixeira.

Agora que você já conheceu nossa lista de dicas para ganhar dinheiro com o AdSense, o que acha de revisar a sua estratégia, caso você já tenha um blog, ou montar seu plano de negócios, caso esteja pensando em montar um? mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo.

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Redator Freelancer – O que faz e como se tornar um

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Redator Freelancer – O que faz e como você pode ser um

Nos últimos anos o redator freelancer vem ganhando uma posição de destaque cada vez maior no marketing digital e outras áreas. Quem trabalha de forma profissional com o AdSense sabe muito bem da importância deste profissional para a geração de conteúdo.

Devido à constante evolução tecnológica, cerca de mais de 70% doa brasileiros possuem em suas residências, ao menos uma forma de acesso à rede mundial de computadores, a internet.

Com esse avanço, o marketing digital passou a se tornar cada vez mais evidente, tornando as buscas das empresas por redatores freelancers cada vez mais frequente.

A evolução tecnológica afetou a vida das pessoas de maneira a trazer maior praticidade, tanto na busca por informação, como em outras questões, pode exemplo, o comportamento do consumidor.

Todas essas mudanças criaram um mercado onde ser um redator freelancer, ou redator web como é chamado muitas vezes, acaba se tornando uma ótima opção.

As empresas buscam um redator freelancer para suprir as necessidades, muitas vezes de conteúdo, devido ao comportamento dos usuários e às mecânicas das plataformas online.

Blogs, portais, mídias sociais e outros canais são alimentados através dos conteúdos criados por esse profissional.

É muito provável que você já tenha ouvido falar em algum momento sobre essa profissão, ou até mesmo conheça alguém que trabalhe com isso, mas você sabe o que um redator freelancer faz ou o que é necessário para se tornar um?

Criamos um roteiro completo para que você entenda o papel deste profissional, que envolve:

1 – O que é um redator freelancer?
2 – Qual o papel do redator freelancer?
3 – Qual a finalidades dos textos de um redator freelancer?
4 – Trabalho home office de um redator freelancer
5 – Como se tornar um redator freelancer?

Vamos então analisar cada um destes tópicos, e quem sabe você se anima e decide investir em uma carreira de redator freelancer.

1 – O que é um redator freelancer?

O redator freelancer é contratado na maioria das vezes para a criação de conteúdos, ou seja, elaborar textos de assuntos específicos, negociados anteriormente com os clientes.

Os parâmetros são tratados diretamente no momento da negociação, como tema e quantidade de palavras, público-alvo para o qual será dirigido e outros parâmetros, como você pode ver aqui nas oportunidades de trabalho freelancer para redatores online.

Cabe então ao redator freelancer pesquisar, produzir o conteúdo e formata-lo da melhor forma possível, para que a leitura se torne envolvente e agradável.

Em se tratando de um conteúdo digital, também não podemos esquecer a questão da aplicação de técnicas de SEO, otimização para ferramentas de busca através da escolha correta das palavras-chave, para conseguir boas posições nas páginas de respostas dos grandes buscadores, como o Google, por exemplo.

Por se tratar de um trabalho freelancer, geralmente o profissional é contratado e pago por texto criado, valores fixos para um lote de textos e às vezes o valor pode variar pela quantidade de palavras.

2 – Qual o papel do redator freelancer?

Como você deve ter percebido, o trabalho de um redator freelancer é basicamente escrever. O objetivo pode variar da estratégia do cliente, mas ele pode ser para trazer alguma informação para aumentar o público leitor, ou promover um produto ou serviço específico, e uma boa introdução sobre o que se pretende oferecer é sempre bem-vinda.

No geral, os textos criados são para postagens em blogs, sites, redes sociais, e-books ou até mesmo em estratégias de e-mail marketing, uma vez que você já tenha criado uma base de clientes.

É muito comum ver pessoas nessa profissão com formação em jornalismo, marketing ou publicidade, porque se tende a ter uma noção maior de criação de conteúdos de forma técnica e profissional.

É necessário também que ele tenha um bom conhecimento de webwriting e SEO, uma vez que você está criando textos para serem disponibilizados na internet e, principalmente, encontrados através das ferramentas de busca.

Aqui precisamos fazer do mesmo jeito que deve ser feito com tudo: dar o melhor. O comprometimento é uma das principais dicas para ser um freelancer de sucesso.

Além de entregar o trabalho no prazo estipulado, o mesmo deve estar com uma ótima qualidade, porque é muito provável que o texto seja revisado por técnicos na área, gerentes ou até mesmo pela avaliação do próprio cliente.

Lembre-se: entregar um ótimo produto faz com que você mantenha aquele cliente e consiga trazer ainda mais.

3 – Qual a finalidades dos textos de um redator freelancer?

As possibilidades de utilização dos textos de um redator freelancer são bem variadas, no geral dependendo do ramo do cliente e a estratégia que ele esteja utilizando pelo material.

A finalidade mais comum nestes casos é gerar tráfego para o site, em uma estratégia que chamamos de Inbound Marketing, trazendo visitas para o site, blog ou loja virtual para depois transformar estes visitantes em consumidores efetivos. O freelancer de conteúdo web, é hoje em dia um grande gerador de tráfego.

4 – Trabalho home office de um redator freelancer

Com a tecnologia que temos hoje, que nos possibilita trabalhar em um home office, a profissão de redator freelancer se tornou cada vez mais atrativa para quem deseja ter a praticidade de não precisar ter um local fixo para realizar as suas atividades.

O redator web só precisa de um computador, editor de texto e conexão com a internet para buscar informações, e se tiver um notebook é ainda melhor, porque dessa forma pode trabalhar em viagens, aproveitando o dia e dedicando um tempo a noite para trabalhar, se assim preferir.

Um dos maiores atrativos dessa profissão é poder exercer as suas atividades como autônomo, sendo o seu próprio chefe, mas isso vem, também, com um peso, porque você mesmo precisará estipular as suas metas, então é preciso estar bem atento a isso.

Outro grande benefício é a flexibilidade de horários, podendo trabalhar nos períodos em que você se sente mais produtivo, além de não precisar se deslocar até o trabalho.

Trabalhando nos horários que se sente mais produtivo, podendo realizar as suas atividades em qualquer lugar, desde que tenha uma conexão com a internet, torna-se uma ótima opção, seja para ganhar uma renda extra na Internet ou fazer do trabalho como redator online sua profissão.

Geralmente, um redator freelancer é capaz de gerar cerca de R$ 1,5 mil por mês somente através da produção de conteúdos, mas com um pouco mais de afinco, um redator freelancer pode tranquilamente ultrapassar os R$ 3 mil, oferecendo, por exemplo, pacotes de criação de textos para sites e blogs.

Se você tiver clientes com contrato de pagamento fixo mensal, essa renda pode aumentar ainda mais. Tudo é uma questão de experiência e oportunidade. A oportunidade de ganhar dinheiro na Internet escrevendo textos já é a principal fonte de renda de muitos brasileiros.

5 – Como se tornar um redator freelancer?

Ser você gosta de escrever, tem interesse em marketing de conteúdo e deseja iniciar uma carreira de freelancer, poderá fazer um planejamento para se transformar em um redator freelancer em relativamente pouco tempo.

Cada vez mais presente dentre as profissões escolhidas entre os jovens, tornar-se um redator freelancer chama bastante atenção pela flexibilidade do trabalho, mas existem algumas questões que devem ser aprimoradas.

É necessário que haja uma boa escrita e coesão textual, bem como conhecimento em áreas específicas, tais como SEO, Inbound Marketing, Persona de Marketing e entre outras que envolvem o marketing digital.

A partir desse aperfeiçoamento, você precisará colocar em prática, ou seja, começar a escrever, seja para o um blog próprio, como um projeto pessoal para trabalhar as suas técnicas, ou buscando trabalhos voluntários.

Assim que se sentir mais seguro, você pode ir atrás dos seus clientes fazendo o seu cadastro como freelancer no Marketing Job para encontrar clientes potenciais e negociar para realizar os trabalhos.

Agora que você já sabe o que é um redator freelancer e o potencial que existe nesta opção de trabalho na área do marketing digital, o que acha de começar a de planejar para trabalhar nesta área? Mantenha-se em dia com este e outros assuntos relacionados ao trabalho freelancer, assinando o nosso Boletim Informativo.

Publicado no Marketing Job

Como criar um site

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Como criar um site – O passo a passo completo

Se você quer saber como criar um site, seja para divulgar o seu negócio, ou simplesmente para escrever artigos sobre um tema que você domina e é apaixonado, este artigo certamente será útil.

Muito embora tenhamos hoje em dia na Internet diversas opções para publicação de conteúdo, como redes sociais, o fato é que canal algum substitui o bom e velho site.

Por isso, em termos de marketing digital, ter um site é fundamental, pois ele é realmente o local de conversão para qualquer ação de divulgação online.

É preciso deixar bem claro, que anúncios não vendem nada. O anúncio é apenas um elemento que faz a conexão entre as pessoas que estão no ambiente em que ele é exibido, e a página de destino destes anúncios no seu site, onde aí sim você poderá argumentar de forma estruturada.

É o que chamamos de Landing Page, ou seja, a “pagina de aterrissagem” para aquele anúncio. O anúncio faz parte do Funil de Conversão de uma ação em marketing digital, mas a conversão mesmo, acontece em seu site.

O problema que fica é justamente como criar um site? Para ajudar nossos leitores a vencerem este desafio, criamos este pequeno roteiro.

O passo a passo de como criar um site

Confira abaixo o passo a passo para a criação de um site, mesmo que você não saiba absolutamente nada sobre programação. Você verá que é bem mais fácil do que você imagina.

1 – Definição do objetivo do site

O primeiro passo para criar um site de sucesso é definir o seu objetivo. Se você quiser criar um site para a divulgação da sua empresa, ou para a publicação de matérias sobre as quais você tem interesse, a primeira coisa a ser determinada é justamente o seu objetivo principal.

No caso de um site empresarial, obviamente seu objetivo deverá ser o de promover a exposição do seu negócio, o que irá demandar algumas técnicas especiais, principalmente no que diz respeito a associar o produto ou serviço que você pretende divulgar se refere.

No caso dos sites de conteúdo, como um blog, por exemplo, o objetivo deve ser o de se tornar uma referência no assunto que você irá abordar. A criação de uma Autoridade, é fundamental para este tipo de site.

Acredite, sem este planejamento inicial, dificilmente você conseguirá criar um site de sucesso, simplesmente por não ter um foco muito bem definido.

2 – Registro de um domínio para o seu site

O próximo passo para a criação de um site é o registro de um domínio. O seu site precisará ter um endereço na Internet, o seu WWW e por isso será necessário registrar seu domínio, o que pode ser feito acessando o site da Registro.Br clicando aqui.

O processo é bem fácil e recomendamos que você mesmo o faça, para garantir que terá a real posse do seu endereço web. Para ver um roteiro detalhado sobre isso, sugerimos que você leia o tutorial Como Registrar Um Domínio na Internet.

3 – Escolha da plataforma para criação do site

Essa é uma das etapas mais crítica do desafio de como criar um site, pois é aqui que você terá que escolher a plataforma, ou seja o sistema sobre o qual o site será montado.

Atualmente existem diversas opções de sistemas criadores de sites que são bem fáceis de se manipular e você não precisa conhecer absolutamente nada sobre programação.

Muitos deles funcionam baseados em ferramentas arrastar e soltar, ou seja, você cria todo o layout do site e suas páginas, de maneira muito fácil.

  • Wix – É uma plataforma bem fácil de se trabalhar e nela você pode criar um site grátis ou então escolher por um plano pago, que irá lhe proporcionar ferramentas ainda mais sofisticadas.
  • Webnode – Esta é outra plataforma para criação de sites bastante fácil de usar onde você trabalha com templates de sites pré-programadas ou então cria o seu próprio layout.
  • WordPress – É considerada a plataforma top de linha para quem deseja saber como criar um site. É bem mais sofisticada do que as duas outras opções, mas você terá que conhecer muito bem a ferramenta.

Alguns provedores de hospedagem também oferecem criadores de sites, mas sinceramente, eu prefiro montar um site como uma plataforma mais conhecida e consolidada.

Para quem está com muita pressa, sugiro iniciar por um construtor de site mais simples, como a Wix e Webnode, mas depois, com calma, sugiro pensar seriamente na migração para o WordPress em função das infinitas opções que a plataforma oferece.

4 – Escolha de um provedor de hospedagem

Agora que você já tem um domínio registrado e já definiu a sua plataforma, é hora de contratar uma empresa de hospedagem de sites para poder instalar o seu site e torna-lo disponível para toda a Internet.

Este é outro momento crítico, pois a hospedagem é fundamental para o bom desempenho do seu site. Existem diversas empresas que oferecem serviços de hospedagem, mas você deve focar naquelas com maior tradição no mercado.

Nós trabalhamos com a DreamHost, que nos tem servido de forma satisfatória. O painel da hospedagem é bem completa, e se você optou pelo WordPress, a boa notícia é que no painel você pode instalar o WordPress em um piscar de olhos.

Se você estiver pensando em criar um site de vendas, melhor ainda, pois o painel também oferece a instalação de sistemas de loja virtual e muito mais. Para saber um pouco mais sobre esta questão, recomendamos que você leia o nosso artigo sobre A Importância do Provedor de Hospedagem.

5 – Planejamento do site

Uma dica importantíssima para quem está em busca de saber como criar um site é planejar antes de tudo. Não há como montar um site que seja realmente eficiente sem antes planejar sua estrutura de forma detalhada.

Sabemos que a parte operacional é bem mais sedutora do que a parte de planejamento, mas o fato é que se você sair correndo para colocar as mãos no teclado, não vai funcionar.

É nessa fase que você pode fazer a hierarquização do seu conteúdo, o planejamento de apresentação do seu negócio ou tema do site, e selecionar os textos e imagens que irá utilizar na composição do seu conteúdo.

6 – Conecte o seu site com as ferramentas de marketing digital

Nossa última dica sobre como criar um site de sucesso é que você faça a conexão do site com as principais ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado atualmente, para que você tenha o controle total sobre o que acontece dentro dele.

Comece pelo básico como o Google Analytics, a ferramenta gratuita de monitoramento de tráfego oferecida pelo Google e fundamental para a análise de resultados de qualquer site nos dias de hoje.

É ele quem dará a você a oportunidade de medir o retorno de um site, ação fundamental para saber se as suas ações de marketing digital estão ou não correspondendo às suas expectativas.

A segunda providência é fazer a conexão do site com os seus canais nas mídias sociais, como o Facebook, Instagram, LinkedIn e outros. Muitas destas ferramentas precisam estar conectadas ao site, para monitorarem resultados, como no caso do Pixel do Facebook.

Além disso, é necessário também que você faça a conexão do site com o Google Search Console, para que seu site possa disputar posições de destaque nas páginas de respostas do buscador.

Agora que você já sabe como criar um site, basta escolher as opções disponíveis e colocar a mão na massa. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Rodrigo Lima no Guia do Marketing