Otimização de textos para ferramentas de busca – Como fazer
O processo de otimização de textos para ferramentas de busca é uma das melhores formas para destacar o seu site nas páginas de respostas dos mecanismos de pesquisa, como o Google, por exemplo.
Todos nós sabemos da a importância de estar entre os primeiros lugares no Google. Isto gera tráfego para o site, e, diga-se de passagem, tráfego altamente qualificado e altíssimo potencial de conversão.
É por isso que consideramos o marketing de busca uma das principais estratégias de marketing digital para qualquer tipo de site, blog ou loja virtual.
O problema é que para se destacar nas páginas de respostas dos grandes buscadores, não é algo que acontece por acaso. Existe método por trás disso, e é justamente sobre as técnicas envolvidas para colocar um site nas primeiras posições do Google que vou mostrar logo abaixo.
O processo de otimização de textos para ferramentas de busca
Como eu disse anteriormente, encabeçar a lista dos resultados de pesquisa do Google e outros grandes buscadores não obra do acaso. É fruto de uma técnica que chamamos de SEO – Search Engine Optimization, ou otimização de sites para ferramentas de busca.
Esta técnica é baseada em três pilares:
- SEO de Estrutura – Técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca que são aplicadas à estrutura do site, blog ou loja virtual;
- SEO Onpage – Aplicação de técnicas de otimização nos elementos que compõem cada página do site, como textos, imagens e outros elementos;
- SEO Offpage – São as técnicas que aplicamos para a criação de links de outros sites para o site que estamos otimizando para torna-lo uma referência.
Essas três dimensões do SEO são igualmente importantes, mas no caso deste artigo, vamos nos concentrar no SEO Onpage, já que a minha proposta aqui é a de explicar o processo de otimização de textos para ferramentas de busca.
Como otimizar um texto para ferramentas de busca
Estabelecidos os fundamentos sobre o que é SEO e quais as suas três principais dimensões, vamos agora a parte prática, ou seja, o passo a passo do processo de otimização de textos para ferramentas de busca.
1 – Escolha a palavra-chave para o processo de otimização
O primeiro passo para a otimização de um texto para que ele se destaque nas páginas de respostas do Google é justamente escolher a palavra-chave pela qual você deseja se destacar.
Para isso você precisará pesquisar quais as palavras ou expressões os usuários usam, na hora em que fazem pesquisas nos grandes buscadores. Não existe “achismo” nesta etapa, pois para isso também temos técnicas.
A melhor forma de fazer esta pesquisa é usar algumas ferramentas de SEO voltadas para isso, como a Ubersuggest, que é uma ferramenta gratuita, ou então a SemRush, ferramenta paga e bem mais completa.
2 – Desenvolva um conteúdo de relevância
Podemos dizer que o conteúdo de um site é hoje em dia o elemento mais importante no trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca. Por isso produzir conteúdo de qualidade é a melhor maneira para se destacar nas buscas.
O desenvolvimento de um conteúdo relevante, baseado em informações de qualidade e uma boa formatação precede o processo de otimização de textos para ferramentas de busca, e é um dos principais critérios do Google para a classificação de sites.
Se você quiser saber mais detalhes a respeito deste tópico, sugerimos que leia o artigo Como Criar Conteúdo Relevante Para o Seu Site, publicado anteriormente em nosso blog.
3 – Comece a otimizar o texto distribuindo a palavra-chave
Com o conteúdo pronto é aí que o processo de otimização de textos para ferramentas de busca começa, e para isso você deve fazer o seguinte:
- Colocar a palavra-chave na URL da página, no que chamamos de criação de uma URL amigável;
- Distribua a palavra-chave ao longo do texto de maneira uniforme, prestando atenção à densidade da palavra-chave, ou seja, percentual de texto que ela representa sobre o total de palavras da página, mantendo este número em torno de 1% a no máximo 3%;
- Insira a palavra-chave em pelo menos um dos títulos e subtítulos que compõem o seu texto;
- Aplique as tags de ênfase, negrito, itálico e sublinhado, em algumas das palavras-chave distribuídas pelo seu texto;
- Sempre que possível, utilize bullets e listas numeradas, marcadores na estrutura do texto, como este bloco de itens numerados que estou utilizando nesta parte do meu artigo.
Feito isso, vamos partir então para outros recursos importantes no processo de otimização de textos para ferramentas de busca.
4 – Insira imagens em seu texto
Os buscadores adoram páginas que possuem o que chamamos de Conteúdo Rico, ou seja, conteúdos que incluam além de textos, imagens e até mesmo vídeos, e estes elementos também precisam ser otimizados. Sei que estamos falando de otimização de textos para ferramentas de busca, mas sob o ponto de vista dos buscadores, o conteúdo é visto como um todo.
O texto é importante, mas em termos de marketing de conteúdo é fundamental que você trabalhe com estes elementos para diferenciar a sua página de outra página que esteja tentando conseguir uma posição de destaque no motor de busca que o internauta estiver utilizando.
Por isso, é fundamental que você insira imagens que obedeçam a dois critérios pelo menos:
- Tenham no nome do arquivo da imagem, a palavra-chave para a qual você deseja se destacar;
- Tenha na tag Alt da imagem, a palavra-chave alvo da sua otimização.
Utilize pelo menos uma imagem seguindo esta regra, pois isso fará uma enorme diferença no seu posicionamento.
5 – Crie links internos e externos
Outro ponto importante no processo de otimização de textos para ferramentas de busca são os links inseridos no conteúdo. Uma estratégia de SEO não está completa se você não criar links, tanto internos quanto externos para o seu texto.
O Google entende que os links expandem o conteúdo, e por isso mesmo, os leva em consideração na hore de posicionar uma página na lista de respostas para as pesquisas feitas em sua ferramenta.
Aqui, você deve planejar estes links, para que eles possam contribuir coma sua estratégia de link building – criação de links para o seu site, e ao mesmo tempo considerar a qualidade dos textos e links que você aponta.
Crie links internos para páginas que estejam relacionadas ao tema que você está abordando no seu texto, dentro do mesmo campo semântico, como dizemos em SEO. No caso dos links externos siga também esta diretriz e cie links apenas para sites com elevada Autoridade de Domínio.
Depois de vermos os principais pontos da otimização de textos para ferramentas de busca, talvez você esteja se perguntando: será que isso pode ser feito com outros elementos de um site, como vídeos, por exemplo?
A resposta é sim. É possível também aplicar técnicas de SEO em vídeos. Para saber como, sugerimos que você leia o nosso artigo Como Otimizar Um Vídeo no YouTube.
O processo de otimização de textos para ferramentas de busca não é rápido. Eu, com mais de 16 anos de experiência nesta área, não raramente passo um dia inteiro “lapidando” uma página dos sites que administro ou artigos para blogs com os quais contribuo.
Seja para o marketing digital de uma empresa, ganhar dinheiro com Google AdSense ou então montar um negócio para ganhar dinheiro com programas de afiliados, a otimização de textos para ferramentas de busca é uma ferramenta fundamental.
Se você quiser dominar todas estas técnicas e muitas outras envolvidas no processo de otimização de sites para ferramentas de busca, minha sugestão é que participe do nosso Curso de SEO, onde abordamos todas as técnicas e ferramentas envolvidas.
Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing