AdSense remove limitação de número de blocos de anúncios
O Google revogou a política de limitar o número de blocos de anúncios do AdSense a três anúncios por página.
A medida é uma resposta ao número cada vez maior de pessoas que acessam a Internet através de dispositivos móveis, como celulares e tablets.
Como nestes dispositivos as páginas acabam se transformando em um fluxo quase infinito de conteúdo, a limitação a três blocos de anúncios por página, não fazia mais muito sentido.
Um porta-voz do Google confirmou a atualização para site Marketing Land:
“Nós estamos sempre refinando nossas políticas para nos certificarmos que elas reflitam o ambiente atual. Com essa mudança, removemos a limitação de número de blocos de anúncios por página e agora vamos olhar para o equilíbrio global de conteúdo e anúncios em uma página. Nós pensamos que é melhor levar em conta as experiências como a rolagem infinita e in-stream de vídeo. Como sempre, nós vamos incentivar os editores a manterem a experiência do usuário em mente, e que eles tenham mais conteúdo original do que anúncios na página. “
O que muda para os editores
Talvez muita gente ao ler essa notícia, fique animado e acredite que agora poderá aumentar sua receita com o Google AdSense, simplesmente colocando um número bem maior de anúncios em suas páginas. A má notícia é que a coisa não funciona assim.
A liberação do número de anúncios, é certamente uma ótima notícia, principalmente para os editores de sites que possuem um conteúdo muito rico. Estes poderão agora explorar melhor a disposição de blocos de anúncios ao longo deste conteúdo, mas sempre sob a perpectiva da experiência do usuário.
Como disse o próprio porta-voz do Google, a preocupação deve ser com a experiência do usuário e por isso, o excesso de anúncios pode comprometer essa experiência de visitação ao seu site, causando inclusive, o bloqueio na exibição de anúncios.
Na própria atualização o Google afirma textualmente que “pode limitar ou desativar a veiculação de anúncios em páginas com pouco ou nenhum valor e/ou publicidade excessiva até que mudanças sejam feitas.”
A questão da saturação de anúncios precisa ser levada muito a sério se você quiser realmente ganhar dinheiro com o Google AdSense. Cliques em anúncios são consequência do conteúdo, e por isso uma página limpa e bem harmonizada, pé fundamental para o sucesso no AdSense.
Em nosso Curso de AdSense, dedicamos um bloco inteiro à disposição de anúncios nas páginas, suas técnicas e estratégias para gerar um número maior de cliques. Nós entendemos que esse seja um dos pontos fundamentais para a monetização de um site.
A preocupação com os dispositivos móveis
Uma outra coisa que fica bem clara nesta medida de remoção do limite de anúncios do AdSense nas páginas de sites e blogs, é a crescente preocupação do Google com a questão da navegação em dispositivos móveis.
Para ganhar dinheiro de verdade com o Google AdSense daqui para frente, os editores terão que se preocupar cada vez mais com a questão da acessibilidade e dinâmica de seus sites em dispositivos móveis como smartphones e tablets.
O uso de temas responsivos de qualidade e testes constantes no posicionamento dos anúncios, já faziam parte do arsenal de ferramentas do profissional de AdSense, e daqui para frente, estarão cada vez mais presentes em nosso dia a dia.
Mantenha-se atualizado sobre este e outros assunto referentes a estratégias e técnicas para trabalhar e ganhar dinheiro com o Google AdSense, assinando nossa Newsletter.
Por Alberto Valle, diretor da Academia do Marketing e instrutor do curso de Google AdSense
bom dia quantos blocos de anuncio posso colocar em um site grata
Olá Meire
Com a nova diretriz do AdSense, você pode colocar quantos blocos quiser, mas é sempre necessário levar em consideração a experiência do usuário, como dito no artigo acima.
Um grande abraço e sucesso!
Alberto Valle